Em meio as atualizações das mídias, Metaverso, novos padrões de consumo e informações, está você, profissional de marketing que precisa escolher qual caminho seguir para entregar o melhor resultado para o seu cliente. Mas fique tranquilo, trouxemos aqui algumas Tendências de Marketing já utilizadas por grandes marcas que você pode incluir nas suas estratégias em 2022.
Segmentação e Personalização
Este ano os compradores esperam que os fornecedores personalizem ainda mais o engajamento, considerando as suas necessidades específicas.
Portanto, tenha o costume de conversar com seu público e para entender o que ele necessita naquele momento e atualize as soluções que você entrega-lhe, pensando em conteúdos e produtos que solucionem aquela “dor”.
Produtos esportivos
À medida que a Covid-19 avançou os brasileiros foram procurando lugares abertos para os seus exercícios, e a busca por artigos que o ajudarão nesta atividade tende a continuar crescendo, logo, pense em como o seu nicho vai se adaptar a esta tendência de pessoas que buscam ter uma vida mais saudável.
Saúde e bem-estar
Avaliando pesquisas do Google Things que diz que 76% dos brasileiros, no último ano, gostam de se sentir mais bonitos e as buscas por roupas confortáveis, produtos de cuidados para pele e cabelo cresceram exponencialmente.
Mas qual a razão disto? Para o consumidor, a aparência é uma das dimensões do bem-estar, assim como saúde, forma física, nutrição, sono e mindfulness. O seu planejamento de 2022 atende estas necessidades? Pense nisso e inclua esta tendência de marketing no seu planejamento anual.
Atualizações das redes sociais
Para 2022, a expectativa é que os vídeos representem em torno de 82% de todo o tráfego da internet, com base nisto, revisite seu plano de mídias e veja se o YouTube, TikTok e formatos de vídeo estão presentes nele, se não, trate de incluir esta tendência de marketing nas suas criações de mídia.
Outro ponto para se atentar, é na hora de colocar em prática as estratégias de mídias sociais da sua empresa fique atento a estas atualizações:
TikTok estuda adotar formatos de vídeos mais longos na plataforma de um para até três minutos. Atualmente, o usuário médio do TikTok gasta uma hora e 25 minutos todos os dias e abre o aplicativo para assistir a vídeos 17 vezes por dia.
A rede anunciou o novo feed de 3 abas: Home, Favoritos e Seguindo. Ainda não há uma data oficial para a mudança, a expectativa é de que, até o final do primeiro semestre, a atualização já deve estar disponível para todos. A mudança dará as pessoas mais controle do algoritmo e diferencia a rede do seu concorrente: o TikTok.
Outra novidade é seu mais novo recurso de monetização, que tem o intuito de proporcionar aos creators um novo modo de se conectar com seus seguidores através de conteúdos por assinatura, entregando benefícios e conteúdos exclusivos.
Para competir com o Clubhouse, o LinkedIn lançou a sua própria versão de recurso de áudio ao vivo em 2022, para que os usuários se conectem através de uma sala virtual de bate-papo.
Já pensou em reagir a um twitte com um vídeo? Esta é a atualização da rede que permitirá aos usuários adicionar mais cor e presença aos seus comentários.
Voltamos a nos deslocar
Esta é uma das tendências de marketing mais esperadas, por conta do avanço da vacinação no Brasil, o espírito de retomada das atividades é uma realidade. O Waze tem registrado alta nas navegações: os números mostram crescimento de 32,1% nos deslocamentos para salões de beleza, 22,4% para o varejo em geral e 14,4% para restaurantes. Seu negócio está preparado para esta retomada?
Realidade virtual e aumentada
Junto à construção do metaverso, grandes marcas como a Microsoft, Ray-Ban, Adidas, Nike e muitas outras já se renderam em fazerem mais investimentos neste ambiente que une o ambiente físico com o digital.
“No metaverso, você vai entrar numa loja da Disney e comprar uma camiseta para seu avatar, depois vai à Nike comprar um tênis para tudo ser entregue no mundo físico.” Grant Peterson
Marcas que já aderiram a esta tendência
A empresa registrou no final de 2021 a patente de Realidade Virtual e Realidade Aumentada que opera sem a necessidade de dispositivos digitais
“Ainda é um conceito de tecnologia difícil de entender por que ele não foi criado, mas a Disney tem uma capacidade única de levar a magia e a experiência do mundo físico também para o universo virtual”,
Bob Chapek, CEO da Disney.
Recentemente a marca fez a sua maior aquisição de todos os tempos, da Activision Blizzard, criadora de alguns jogos como o Call of Duty, World of Warcraft, Diablo e o Candy Crush, por US$68,7.
O objetivo desta aquisição é competir com seus principais concorrentes que estão dominando o metaverso, como o Meta (antigo Facebook).
Assim como a Microsoft o grupo também está investindo no universo dos games, através de uma parceria com a Black Dragons. A movimentação se deve por conta do sucesso de sua loja Avakin Life para identificar padrões e oportunidades dentro desta tendência que é o metaverso.
E você já está pensando em como sua empresa vai utilizar estas tecnologias para facilitar e inovar a rotina de seus clientes?