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Case de Sucesso – Páscoa Barion

A Barion

A Barion iniciou a sua história na fabricação de chocolates, em 1960, sempre buscando qualidade e inovação. Atualmente é uma marca consolidada e reconhecida como grande especialista nacional na produção de biscoitos do tipo waffer e também por suas combinações irresistíveis com o chocolate, lançando produtos que são uma delícia e um sucesso de vendas. 

Com a linha de Páscoa, a marca tinha a necessidade de se posicionar no ano de 2021 e aumentar efetivamente o faturamento nessa época do ano, principalmente em seus canais próprios de venda como o e-commerce e a loja da fábrica.

A empresa já tinha a linha visual (KV) da campanha desenvolvida, mas faltava estratégia para aumentar as vendas. Então, ela contratou a Candy Shop que atuou junto a Salespunch para montar todo o planejamento tático e estratégico da campanha.

Este foi um dos primeiros projetos de sucesso realizados pelo grupo Doces Conexões que agrega a agência CandyShop, a Salespunch como braço de performance e vendas e a Loco Films em produções audiovisuais.

O desafio

Os desafios estavam em gerar consideração sobre a marca e alavancar as vendas na Páscoa. Para isso, foi necessário realizar uma campanha estratégica que gerasse desejo e necessidade de consumo em um período difícil da pandemia.

A Barion precisava crescer as vendas através de seus canais próprios como o seu e-commerce, que já existia a mais de um ano, e a loja da fábrica, que fica exatamente anexa à fábrica, fora do centro urbano, o que dificultava o acesso do público.

A estratégia

Em pouco tempo decidimos por uma estratégia de guerra de curta duração.  E como tínhamos pouca verba e pouco tempo para produção de materiais decidimos concentrar todos os esforços de comunicação no meio digital. Dessa forma, o planejamento proposto para a campanha trouxe como objetivos principais: 

  • Gerar tráfego pago para o e-commerce, direcionando a comunicação para pessoas de Curitiba e região metropolitana; 
  • Estimular a venda pelo canal do WhatsApp; 
  • Instigar as pessoas da região de Colombo, que ficam mais próximas, a conhecerem a loja da fábrica, fomentando o aumento da venda em loja. 


O desdobramento das peças criativas foram desenvolvidas para entregar de forma direta e objetiva a mensagem a ser passada, sempre apresentando o produto e a marca como elementos de destaque. 

A campanha foi desdobrada de acordo com os diferentes públicos a serem atingidos:

  • Para o público final – o objetivo era estimular as vendas no e-commerce por meio de uma campanha de performance e mídia online focada no objetivo de conversão em vendas. 
  • Para o público de empreendedores – foram criadas landing pages com o objetivo de captação de leads, para que fosse posteriormente feito o trabalho de inbound marketing. 
  • Para o público empresarial – focamos em vendas pelo WhatsApp e divulgação por e-mail marketing, considerando que assim teríamos um atendimento personalizado e de excelência, de acordo com a demanda de cada empresa.
  • Os consultores de venda da Barion também foram parte do público-alvo da campanha.

Estratégias de Marketing digital utilizadas na campanha

Usamos e abusamos dos recursos do marketing digital:

  • Tráfego pago;
  • Inbound Marketing;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Influenciadores;

Tráfego Pago

Usamos Mídia Online para gerar tráfego qualificado para o e-commerce com objetivo na conversão de vendas tanto para o público final quanto para o público de empreendedores na categoria “food service”. 

Os links patrocinados e os Social Ads estimularam o clique-to-whats para vendas via o canal WhatsApp, principalmente para os públicos de empreendedores e para o corporativo que podia personalizar os ovos com a marca da empresa.

Para estimular a visita a loja da fábrica usamos recursos do Waze e Google Meu Negócio para exibir anúncios para a comunidade mais próxima.

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

Aproveitamos que o cliente já possuía uma licença da RD STATION usamos de todos os recursos do Inbound Marketing para gerar leads, e estimular a venda para a base de contatos. 

Melhoramos a integração com o e-commerce do cliente e segmentamos a base de contatos para enviar mensagens mais personalizadas e direcionadas para cada público. Criamos Landing Pages de conversão para cada tipo de público:

Consumidor final

Para o consumidor final criamos uma Landing Page e também um material rico com instruções e um kit de caça aos ovos para os pais baixarem e estimular a brincadeira com seus filhos.

Empreendedores

Para os empreendedores usamos influenciadores dos estados do Paraná e São Paulo em lives para ensinar este público a melhorar suas receitas e apresentar os produtos Barion, aproximando a marca desta importante categoria de público consumidor.

Para oferecer os ovos personalizados às empresas, usamos a base de contatos já cadastrada na RD Station e disparamos uma sequência de e-mails marketing divulgando os produtos personalizados.

E por fim, mas não menos importantes, criamos uma Landing Page para atrair os “consultores” de venda Barion e fomentar a venda através destes parceiros da marca.

Resultados

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de veiculação da campanha, os resultados foram impressionantes!

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de investimento em mídia

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de crescimento no tráfego do e-commerce comparado ao mesmo período de Páscoa no ano de 2020, confirmando a efetividade da estratégia em gerar consideração sobre a marca.

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mais pedidos no período em comparação ao mesmo número de dias do ano anterior.

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de crescimento na taxa de conversão das campanhas de performance em comparação a 2020

Conclusão

Além de ter sido um projeto muito prazeroso de trabalhar, atribuímos os resultados alcançados a velocidade da equipe tanto da Candy Shop quanto da Salespunch em entender, planejar e colocar no ar a campanha. O engajamento da equipe de marketing da Barion foi incrível e pudemos estabelecer uma sintonia que foi determinante para o sucesso. 

No Inbound Marketing, 35 mil e-mails foram enviados para a base cadastrada na ferramenta RD Station, com um total de 97% dos e-mails entregues e uma taxa de abertura superior à média de conversão. 

Os influenciadores trouxeram mais de 800 compras diretas com o cupom de desconto exclusivo. Além de todos os resultados expostos, que afirmam a eficácia do planejamento proposto, durante o período da campanha a Barion ainda teve um crescimento orgânico próximo a 2 mil seguidores em suas redes sociais.

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