250% de crescimento no faturamento do e-commerce de uma das maiores indústrias têxteis do Brasil
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Presente no mercado paranaense há mais de 30 anos, a Tintas Verginia é uma das empresas mais tradicionais do varejo de tintas dentro da capital.
Atuando com as melhores marcas de tintas e materiais de construção, hoje a rede conta com mais de 35 lojas em Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa e Florianópolis, onde iniciou suas atividades em 2021.
Apesar de ser uma rede de lojas bem consolidada em Curitiba e referência no setor , a Tintas Verginia sentiu necessidade de mostrar ainda mais a força do seu trabalho e da marca para as praças de atuação fora da sua terra natal.
Parceiros de longa data do grupo Doces Conexões, a Verginia contou com a inteligência criativa e estratégica da Salespunch e Candy Shop para a elaboração do direcionamento tático em que a marca gostaria de seguir em 2023, pensando nos canais de loja física, e-commerce e execução criativa de conteúdo.
Para 2023, o direcionamento geral da empresa para as estratégias foi trabalhar com maior relevância de marca, incentivar o crescimento de vendas e implementar uma cultura de performance sólida dentro da Verginia. Pensando nisso, identificamos junto com o o cliente que cada uma das praças de atuação da rede necessitavam de uma abordagem diferenciada e única de comunicação, pois Curitiba, Ponta Grossa e Florianópolis.
Por que? Porque as praças fora de Curitiba ainda não têm noção da dimensão da Verginia no mercado de tintas, principalmente em novos estados, como Santa Catarina. A empresa, que recebeu o título de rede número 1 de lojas de tintas no Sul no ano anterior (segundo o Prêmio Top of Mind Show do Pintor 2022), sentiu necessidade de trabalhar com objetivos específicos para cada cidade, distribuindo entre aumento de vendas e reconhecimento de marca. Portanto, nosso principal direcionamento foi: aumentar a relevância da marca além da presença da Verginia em novas praças.
No momento da elaboração dos direcionamentos das estratégias, surgiu a oportunidade de atuar em conjunto com a NSC Total, portal referência em conteúdos jornalísticos e entretenimento em Santa Catarina. Contamos com a inteligência do veículo para montar uma estratégia especial para a inserção de uma ação institucional de branded content na versão online e offline do jornal.
Branded Content é uma ação de marketing que se apoia na produção de conteúdo de entretenimento para a divulgação intrínseca e sutil de marca, de forma institucional dentro de um material informativo. Sabe aquelas matérias que chamam a sua atenção, trazem um conteúdo relevante para você e no final você percebe que eles estavam falando de uma marca específica? Isso, em sua essência, é branded content.
Essa estratégia se apoia nos princípios do marketing de conteúdo, porém atribuindo a veiculação em canais fora dos tradicionais da marca. É uma forma diferenciada de trabalhar com campanhas de mídia online, com o objetivo de atingir pessoas através da informação e criar autoridade da marca dentro de determinado assunto, e não necessariamente por anúncios convencionais, com conversões como resultado final.
A partir da definição dos objetivos e dos parceiros de atuação, iniciamos a execução do projeto com as oportunidades que a NSC disponibilizou.
Além do branded content tradicional disponibilizado pelo nosso parceiro, o veículo trabalhou com uma edição especial dedicada ao aniversário de Florianópolis – foi a oportunidade ideal para atingirmos os moradores da Ilha, e mostrarmos os valores da marca da Tintas Verginia e como a empresa está expandindo suas atuações dentro da cidade e do estado de Santa Catarina.
No escopo executado, conseguimos trabalhar com a inserção tanto nos meios online quanto offline do veículo. Trabalhamos com a veiculação de banners digitais e um anúncio impresso na edição especial do jornal dedicada ao aniversário de 350 anos da cidade.
Sobre o conteúdo, atuamos em conjunto com a equipe especializada em branded content da NSC para desenvolver o material que foi replicado dentro do portal e do jornal impresso do conteúdo da marca da Verginia. No editorial, a equipe pôde escrever sobre a história e legado da marca dentro do varejo de tintas em Curitiba, e como a expansão para o mercado catarinense foi um grande passo para a Verginia, depois de 30 anos conquistando espaço dentro da cidade de origem.
O conteúdo contou com a participação de Eduardo Bathke, hoje diretor geral do Grupo Verginia, que complementou a matéria com os principais elementos que tornam a empresa referência nas lojas do setor no Sul.
“— A cidade merece a qualidade que a empresa oferece ao mercado. Temos um prazer e orgulho enorme de fazer parte dessa história, impactando pessoas e contribuindo para melhorar a experiência das pessoas ao pintarem suas casas e colorirem suas vidas. Afinal, sempre falamos que a nossa missão é construir um mundo melhor, mais colorido e cheio de vida, e nada mais justo que Florianópolis faça parte disso — finaliza Eduardo.”
Com essa ação, conseguimos falar diretamente com os catarinenses leitores do veículo, apresentando a Tintas Verginia dentro da região junto com argumentos que fortalecem a imagem da marca dentro da cidade. Confira a matéria completa sobre a expansão da Tintas Verginia em Florianópolis aqui.
O projeto foi um passo inicial dentro do planejamento da marca em 2023. A parceria com a NSC Total foi importante para gerarmos maior reconhecimento e notoriedade sobre a Tintas Verginia dentro de uma localização como Florianópolis. Contar com um veículo de referência para a população para atuar com nosso cliente abre portas para um novo momento da Verginia dentro da cidade.
Existem muitas formas criativas e diferentes de gerar reconhecimento de marca através da junção de estratégias de comunicação integrada entre o online e offline. Atuar com uma comunicação multicanal permite que as marcas impactem pessoas através de meios, formatos e contextos diferentes. Por isso, a Salespunch e a Candy Shop sempre estão atentas às novidades de mídia e atuação de marca, visando trazer novas oportunidades de ações para impulsionar os objetivos dos nossos clientes.
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