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Alavanque suas vendas com o ChatGPT

Nesse artigo você vai ver:

  1. Melhores práticas para uso dos prompts no ChatGPT
  2. Limitações do ChatGPT
  3. Como acessar o ChatGPT
  4. Usando o ChatGPT para melhorar a sua estratégia de prospecção
  5. Usando o ChatGPT para criar mensagens de prospecção
  6. Usando o ChatGPT para nutrição de Leads
  7. Simplifique sua geração de leads
  8. Simplifique sua estratégia de prospecção e vendas

Como usar o ChatGPT para melhorar a prospecção, escrever mensagens frias, e-mails e scripts de ligação e entregar valor aos clientes e potenciais clientes.

Existem 03 áreas de geração de leads onde o ChatGPT pode fazer a diferença na qualidade e eficiência das suas respostas:

Estratégia de Prospecção: O ChatGPT pode te ajudar a entender os pontos de dor, responder às objeções mais comuns, encontrar Perguntas e Respostas mais frequentes (FAQs) e descobrir o valor do seu produto.

Mensagens de Prospecção: Com base nos insights descobertos na estratégia de prospecção, o ChatGPT pode te ajudar a criar mensagens envolventes e relevantes para atrair a atenção do seu público tanto para o LinkedIn, e-mail e até para scripts / roteiros de ligações frias (Cold Calls).

Nutrição de Leads: Depois de se conectar com os leads, o ChatGPT pode fornecer infinitas ideias de conteúdo para agregar valor e levar os leads através do início do funil desde o sua entrada até o fechamento do negócio. Ele pode ajudar a criar estas mensagens para você otimizando seu tempo para as partes mais difíceis da venda.

Este guia é uma tradução adaptada e comentada do ebook da Salesflow “ChatGPT for lead Generation” e contém mais de 25 modelos personalizáveis de prompts para usar no ChatGPT que comprovadamente funcionam para a geração de leads. Você obterá as práticas mais recomendadas e as principais dicas sobre como usar os prompts para obter os melhores resultados.

Melhores práticas para uso dos prompts no ChatGPT

Checklist para criar conteúdo relevante com prompts no ChatGPT:

  • Faça com que suas perguntas sejam específicas;
  • Detalhe bem as características que deseja;
  • Seja claro no Tom de voz
    Lembre-se do que o ChatGPT NÃO pode fazer;
  • Sempre verifique e edite o conteúdo / respostas produzidas. O ChatGPT pode te levar de 70% a 90% do caminho, mas o toque humano e especialista é essencial para não cometer erros de informação e engajar o realmente o seu público.

Dica do Vinícis Izzo

Peça para o ChatGPT fazer perguntas relevantes à você para entendimento e contextualização do produto / solução, do Perfil de Cliente Ideal, das dores e objeções e da campanha de prospecção que você pretende rodar.

Limitações do ChatGPT

Seus dados são atualizados somente até setembro de 2.021

Apesar da nova versão já ter acesso a Internet, este acesso é limitado a I.A. não é capaz por exemplo de analisar e fornecer um diagnóstico de um website ou landing page.

Como no exemplo abaixo onde solicitei que acessasse meu website e me desse um diagnóstico quanto a performance e SEO. Ele me respondeu que não teria esta capacidade então eu o questionei sobre quais funções ele poderia acessar a internet e esta foi a resposta:

Ou seja, o ChatGPT não tem a capacidade de verificar as informações que ele mesmo produz, portanto, é sua responsabilidade verificar, corrigir e melhorar qualquer material que ele tenha ajudado a produzir.

As vezes ele "erra" ou "inventa" respostas

Os desenvolvedores chamam estas “Alucinações” de peculiaridades na tecnologia de IA que faz com que o sistema “minta”. Por isso você deve verificar qualquer informação produzida pelo ChatGPT e evitar usá-lo como fonte de dados.

Existem algumas questões de segurança de dados

Cuidado com os dados que você insere no ChatGPT. Evite inserir informações confidenciais, especialmente as que possam identificar indivíduos para o caso de haver uma futura violação de dados você não seja responsabilizado.

Como acessar o ChatGPT

  • Você só precisa de uma conta OpenAI que pode ser criada através deste link;
  • Insira seu endereço de e-mail, uma senha e verifique sua conta através do seu número de telefone. Pronto! Você já pode usar! 

Usando o ChatGPT para melhorar a sua estratégia de prospecção

Antes de tudo você precisa especificar bem quem é sua audiência. Para quem você está querendo vender? Seja o mais específico possível.

Inclua informações como:

  • Segmento de atuação
  • Cargo
  • Tamanho da empresa
  • Para quem eles vendem ou prestam serviços (se empresas B2B)

Descubra os pontos de dor do seu público e como sua solução/produto ajuda a resolvê-los

Criar uma estratégia de prospecção atraente requer uma boa compreensão dos pontos de dor do seu cliente em potencial.

Você pode usar o ChatGPT para sugerir estes pontos de dor que você pode não ter identificado e trabalhar seu discurso para mostrar como sua solução / produto / serviço pode resolvê-los.

Use esse template em 02 passos:

Passo 01

“Liste quais são os 5 pontos de dor que alguém que é [a função do seu cliente em potencial] [no tipo de empresa do seu cliente em potencial / no setor do seu cliente em potencial] pode enfrentar?” 

Passo 02

“Liste quais são as 5 maneiras pelas quais [sua solução] pode ajudar essa [função do seu cliente potencial] nesta empresa [do setor do seu cliente potencial]?”

Ou você pode combinar os 02 passos em um único comando (prompt):

“Liste 5 pontos problemáticos que um [função do seu cliente em potencial] [no tipo de empresa do seu cliente em potencial / no setor do seu cliente em potencial] pode enfrentar e como [sua oferta/solução] pode resolvê-los.”

Descubra as principais objeções e questionamentos comuns do seupúblico e obtenha as respostas para contornar estes questionamentos e objeções

Estudar as objeções e perguntas mais comuns feitas pelos seus leads evita você se enrolar nas ligações de vendas e ainda fornece insights para criar mensagens de divulgação mais atraentes.

 O ChatGPT é uma ótima ferramenta para ajudá-lo a chegar ao cerne das preocupações do seu público-alvo através de apenas alguns prompts diretos.

Aqui está o modelo de duas etapas:

“Que objeções um [função do seu cliente em potencial] [no setor de seu cliente em potencial / oferecendo os serviços de seu cliente em potencial] pode ter para comprar ou usar [seu produto]?”

“Me ajude a responder estas objeções”

Ou combine os 02 prompts ao mesmo tempo:

“Que objeções um [função do seu cliente em potencial] [no setor de seu cliente em potencial / oferecendo os serviços de seu cliente em potencial] pode ter para comprar ou usar [seu produto]? Abaixo de cada objeção, por favor, me dê uma resposta que eu possa usar para convencer o [papel do seu cliente em potencial] a usar [seu produto].”

E um prompt ajustado para cobrir perguntas comuns:

“Que perguntas um [função do seu cliente em potencial] [no setor de seu cliente em potencial / oferecendo os serviços de seu cliente em potencial] pode ter sobre comprar ou usar [seu produto]? Abaixo de cada pergunta, dê-me uma resposta que eu possa usar para convencer o [papel do seu cliente em potencial] a usar [seu produto].”

Gere scripts de chamadas frias (Cold Call), argumentos de vendas (pitchs) e cartões de batalha para chamadas de descobertas

Use o ChatGPT para criar um script pronto para responder a objeções ou dar ou fazer um pitch de vendas atraente ao fazer uma chamada fria ou em uma chamada de descoberta.

“Vamos interpretar uma chamada de descoberta. Por favor, aja como [insira sua função e o que você vende]. Eu agirei como [insira as informações do seu cliente em potencial ideal.” Lembre-se de incluir o cargo e o segmento de indústria do seu cliente].

Dica do Vinícis Izzo

Agora que você tem uma argumentação inicial, adicione prompts de para obter respostas para pontos de dor ou objeções específicas já identificadas nos prompts anteriores.

“Como a [sua função] responderia se a [função do seu cliente em potencial] perguntasse sobre [ponto de dor]?”

Uma variação seria:

“Como a [sua função] responderia se a [função do seu cliente em potencial] se opusesse a [objeção]?”

“Como a [sua função] responderia se a [função do seu cliente em potencial] pedisse mais informações sobre [recurso]?”

Observação: o uso desse formato fornecerá um script de vendas padronizado corretamente. Se você pedir ao ChatGPT para desempenhar as duas funções, ele não fornecerá um script de vendas de cara. Você terá que fazer perguntas de acompanhamento para obter a resposta desejada e mais assertiva. Portanto, use os modelos exatamente como os fornecemos.

Usando o ChatGPT para criar mensagens de prospecção

Uma ideia geral para criar mensagens de prospecção

As saídas do ChatGPT são tão boas quanto os prompts que você comanda nele. Se você deseja respostas realmente atraentes, precisa ser específico. Então, investir um tempo para definir bem seu Perfil de Cliente Ideal, o tamanho das mensagens e/ou duração das ligações e o tom de voz no início do processo vai fazer uma grande diferença nas respostas que você vai receber.

Crie gatilhos para aumentar a abertura de mensagens frias (cold messages / cold e-mails)

Criar mensagens, scripts e e-mails com gatilhos que atuem diretamente nas dores e/ou principais questionamentos do seu público-alvo podem aumentar as suas taxas de abertura e respostas. 

O ChatGPT pode ajudar a identificar estas dores e questionamentos e em seguida criar argumentos para demonstrar como sua solução pode resolvê-los. Com estas informações ele pode criar gatilhos / argumentos atraentes para fazer com que seus prospects prestem mais atenção na sua mensagem, e-mails ou no seu discurso em uma ligação fria (Cold Call) por exemplo.

Aqui está um modelo de template:

“Escreva 5 pontos de dor que [a função do seu cliente em potencial] [no tipo de empresa do seu cliente em potencial / com a oferta da sua empresa] podem enfrentar e como [seu produto] pode resolvê-los. Em seguida, usando esses pontos problemáticos, crie 3 opções para a frase de abertura de uma mensagem de prospecção para gerar interesse [seus marcadores de Tom de Voz].”

Um outro modelo ajustado para diferentes:

“Dê-me 5 pontos de dor que [a função do seu cliente em potencial] [no tipo de empresa do seu cliente em potencial / com a oferta da sua empresa] podem enfrentar e como [seu produto] pode resolvê-los. Em seguida, usando esses pontos de dor, crie 3 opções de mensagens com gatilhos para gerar interesse [seus marcadores de Tom de Voz].”

Crie mensagens de prospecção para o Linkedin

O ChatGPT pode ajudá-lo a criar mensagens sucintas se você não souber o que enviar para pedir a um cliente em potencial para se conectar com você. 

É interessante pedir de 3 a 5 opções, pois algumas provavelmente serão melhores que outras. 

Quanto mais informações você tiver sobre um determinado cliente em potencial, mais específico poderá ser com sua solicitação. Mas, às vezes, você deseja uma solicitação de conexão que funcione para vários clientes em potencial. 

Se o ChatGPT não estiver dando os resultados desejados, você pode pedir para editar as respostas adicionando um comando extra. Algumas tentativas e erros podem ser feitos para obter os melhores resultados. 

Aqui está o prompt de solicitação de conexão do LinkedIn como modelo:

“Gere 3 opções para uma solicitação de conexão do LinkedIn para [a função do seu cliente em potencial] [no tipo de empresa do seu cliente em potencial]. Mantenha o tom [seu tom de voz], mencione que gostei [seu gancho de personalização] e diga que adoraria compartilhar alguns [seu conhecimento/experiência de agregação de valor]. Certifique-se de que a mensagem tenha menos de 300 caracteres.”

Crie mensagens de prospecção pelo Linkedin ou por e-mail

Mensagens de divulgação mais longas exigem um pouco mais de tentativa e erro e exigem que você especifique qual conteúdo deve ser abordado no corpo da mensagem para obter os melhores resultados. 

No entanto, se você acertar o prompt, você acabou de economizar muito tempo.

Então, qual é o segredo para prompts bem sucedidos?

  • Sempre peça ao ChatGPT para abordar os pontos de dor de seu cliente em potencial. Se você puder nomear um ou dois pontos de dor específicos em seu prompt, melhor ainda. Lembre-se, quanto melhor a informação que entra, melhores os resultados que saem.
  • Forneça estudos de caso, provas sociais e estatísticas sobre o retorno do investimento no ChatGPT antes de solicitar que a ferramenta gere uma mensagem. Ele pode usá-los como exemplos específicos para fazer argumentos persuasivos – em vez de inventar resultados genéricos que você deve alterar depois.
  • Você precisará fornecer uma ideia clara de seu Perfil de Cliente Ideal e de seu tom de voz. Lembre-se, você pode usar as dicas e instruções na seção de estratégia deste guia para ajudá-lo a defini-las se estiver com dificuldades.

Template 01

“Gere uma mensagem de prospecção [LinkedIn/e-mail] para [a função do seu cliente em potencial] em [tipo de empresa do seu cliente em potencial]. Abra com um gatilho de persuasão forte, mencione seus pontos de dor e, em seguida, observe brevemente como [seu produto/oferta] pode resolvê-los. Mantenha o tom [indique seus marcadores de tom de voz] e a mensagem não mais do que 100 palavras.”

Template 02

“Gere uma mensagem de prospecção [LinkedIn/e-mail] para [a função do seu cliente em potencial] em [tipo de empresa do seu cliente em potencial]. Abra com um gatilho de persuasão forte, mencione seus pontos de dor e, em seguida, observe brevemente como [seu produto/oferta] pode resolvê-los. Mantenha o tom [indique seus marcadores de tom de voz] e a mensagem não mais do que 100 palavras.”

Defina um "assunto" impactante para sua mensagem / e-mail

Assim que a mensagem estiver pronta para ser enviada, tudo o que você precisa agora é de uma criar um assunto impactante para sua mensagem ou e-mail. 

Os prompts da linha de assunto são onde você deseja começar a ser realmente específico sobre o tom de voz pretendido. É informal e amigável? Engraçado e conciso? Intrigante? Útil? Conciso?

Por ser um texto tão curto, brinque com seu tom de voz e veja o que lhe dá a melhor resposta.

Aqui está um modelo que você pode usar:

“Crie 5 linhas de assunto atraentes para uma mensagem de prospecção para [função do seu cliente em potencial] em [tipo de empresa do seu cliente em potencial], de alguém oferecendo [seu produto/solução]. A linha de assunto deve se concentrar em um ponto de dor específico enfrentado pelo [papel do seu cliente em potencial] que [seu produto/solução] poderia resolver. Mantenha o tom [seus marcadores Tom de Voz] e o título não pode ter mais do que 60 caracteres.”

E aqui está um que é menos restritivo:

“Crie 5 linhas de assunto em potencial para uma mensagem de prospecção para [função do seu cliente em potencial] em [tipo de empresa do seu cliente em potencial], de alguém oferecendo [seu produto/solução]. Mantenha o tom [seus marcadores Tom de Voz] e o título não mais do que 60 caracteres.”

Obviamente, se você tiver um e-mail pronto, poderá tornar seus prompts mais específicos ainda.

Follow-up para leads que não responderam

Uma parte crucial da prospecção é a persistência. O ideal é que você tenha geralmente mais de 8 tentativas de contato para garantir uma reunião, e precisa de mensagens atraentes que possam gerar interesse clientes potenciais que não responderam tentativas anteriores sem que eles se sintam incomodados. 

Felizmente, o ChatGPT é mais do que capaz de te ajudar com estes Follow-ups. 

Aqui está um modelo de prompt para mensagens / e-mails de follow-ups:

“Gere uma mensagem de follow-up para uma mensagem anterior de prospecção inicial para [a função do seu cliente em potencial] em [tipo de empresa do seu cliente em potencial], de alguém oferecendo [seu produto/serviço]. A mensagem deve mencionar [sua mensagem anterior] e fornecer detalhes sobre como [seu produto/serviço] pode ajudar a resolver [os pontos de dor de seu cliente em potencial]. Termine a mensagem sugerindo [seu CTA]. Mantenha o tom [seus marcadores Tom de Voz] e a mensagem não mais do que 100 palavras.”

Dica do Vinícis Izzo

Para mais de um follow-up, lembre-se de que oferecer valor aos seus clientes em potencial para aumentar a probabilidade de engajamento. Veja os modelos em “mensagens de nutrição de leads” para algumas ideias.

Usando o ChatGPT para nutrição de Leads

Faça um brainstorming para sua estratégia de nutrição de leads, proposta de valor e ativos de marketing.

Podemos usar o ChatGPT para saber sobre qual conteúdo os clientes em potencial se sentiriam atraídos para nutrí-los de mais informações, criar ideias para CTAs e debater sobre potenciais iscas digitais. 

Aqui estão alguns modelos para gerar conteúdo valioso para enviar aos clientes em potencial em seu funil de leads.

Fontes de ideias para CTAs:

“Por favor, crie 5 maneiras de agregar valor em minha mensagem de prospecção para [função do seu cliente em potencial] em [tipo de empresa do seu cliente em potencial]. Eu sou um [seu papel] oferecendo [seu produto].”

Faça um braistorm de tópicos potenciais de atração e conexão com leads:

“Escreva 5 maneiras de agregar valor em minha mensagem de prospecção para [função do seu cliente em potencial] em [tipo de empresa do seu cliente em potencial] usando [tipo de conteúdo ou isca digital]. Eu sou um [seu papel] oferecendo [seu produto].”

Gere ideias de conteúdo para dar suporte a sua estratégia de prospecção e/ou nutrição de leads inbound

“Por favor, me dê 5 sugestões de conteúdo que seriam úteis para [seu público-alvo], de alguém que oferece [seu produto].”

“Por favor, me escreva 5 sugestões de conteúdo que agregaria valor a uma mensagem de prospecção para [seu público-alvo], de alguém oferecendo [seu produto].”

Obtenha ideias e modelos para post nas redes sociais

A venda social (Social Selling) é uma parte fundamental do engajamento de clientes em potencial, mas ter ideias de postagens e encontrar tempo para escrevê-las é difícil. 

Com os prompts certos, o ChatGPT resolve isso gerando ideias de conteúdo e criando postagens em torno delas. 

Primeiro, peça ao ChatGPT para gerar algumas ideias de conteúdo:

“Eu sou um [sua função] oferecendo [seu produto/serviço]. Por favor, me dê 5 ideias para postagens [tipo de conteúdo] que eu poderia criar para compartilhar no LinkedIn ou em outras mídias sociais.”

Escolha uma e use este modelo para criar um rascunho de postagem:

“Por favor, escreva um post curto e atraente para o LinkedIn sobre [sua ideia de conteúdo escolhida]. Mantenha os parágrafos curtos e use marcadores sempre que possível.”

Lembre que você pode ‘alimentar’ muitas dessas informações no ChatGPT no início de sua conversa, então há ainda menos coisas para fazer manualmente.

Dica do Vinícis Izzo

Deixe o ChatGPT fazer 90% do trabalho e, em seguida, use seus insights e conhecimento como especialista do setor para polir os 10% finais, e você terá uma ótima máquina de criação de conteúdo que nutrirá as conexões existentes e estabelecerá sua voz como autoridade no assunto.

Crie uma estratégia de nutrição de leads, com ideias para tipos de conteúdos, tópicos e assuntos relevantes

O ChatGPT pode ajudar a definir sua estratégia.

O modelo abaixo solicitará ao ChatGPT sugestões de maneiras de manter os leads que ainda não converteram engajados:

“Eu sou um [seu papel] oferecendo [seu produto/serviço]. Meu público-alvo é [sua buyer persona] que [principal objetivo de sua buyer persona ideal]. Por favor, me dê 5 ideias de como nutrir esses leads.”

Crie uma estratégia de nutrição de leads, com ideias para tipos de conteúdos, tópicos e assuntos relevantes

Depois de escolher uma ideia para nutrição de leads e criar ativos e ímãs para atrair os leads, use o ChatGPT para criar as mensagens de marketing em torno deles. 

Veja como você pode criar uma mensagem atraente convidando um possível cliente para um webinar (uma das ideias de conteúdo que o ChatGPT me deu depois de usar o modelo acima):

“Eu sou um [seu papel] oferecendo [seu serviço/solução]. Meu público-alvo é [sua persona-alvo]. Crie uma mensagem informando esses leads sobre [o webinar/evento/serviço] que minha empresa está realizando [na data] em [assunto do seu webinar/evento/serviço]. Mantenha o tom [seus marcadores Tom de Voz].”

Claro, você também pode usar o ChatGPT para produzir mensagens de nutrição de leads que não usam iscas digitais, como o exemplo do webinar acima:

“Eu sou um [seu papel] oferecendo [seu produto/solução]. Meu público-alvo é [sua persona-alvo]. Crie uma mensagem que eu possa enviar a esses leads para nutri-los e mantê-los engajados com meu produto. Dê a eles algumas dicas sobre como superar [um de seus principais pontos de dor]. Certifique-se de que a mensagem se concentre em dar valor a eles, em vez de promover meu produto. Mantenha o tom [seus marcadores Tom de Voz] e a mensagem não pode ter mais que 150 palavras.”

Como sempre com o ChatGPT, se você puder fornecer mais detalhes, ele fornecerá um conteúdo mais valioso.

Uma dica extra para levar sua nutrição de leads para o próximo nível é pedir então este prompt de follow-up:

“Escreva uma mensagem de acompanhamento que mostre como meu [produto] pode ajudar com cada uma dessas práticas recomendadas. Não torne isso muito comercial – concentre-se em dar valor aos leads. Novamente, mantenha o tom [seus marcadores Tom de Voz] e a mensagem não pode ter mais do que 150 palavras.”

Dica do Vinícis Izzo

Muitas vezes, você obterá os melhores resultados solicitando várias opções e combinando as melhores partes de cada uma para criar um conteúdo exclusivo.

Simplifique sua geração de leads

Então aí está o seu guia completo para usar o ChatGPT para geração de leads. Usando os modelos acima, você pode aproveitar do ChatGPT para gerar mensagens e respostas relevantes e de alta qualidade repetidas vezes.

Quando suas mensagens estiverem prontas, por que não carregar suas cadências em uma ferramenta para a automação dos e-mails e mensagens no LinkedIn, que agiliza ainda mais seu alcance?

Conheça as ferramentas de automação de marketing e vendas que a Salespunch pode implementar para agilizar e facilitar a vida do seu time comercial.

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Simplifique sua estratégia de prospecção e vendas

Espero que você tenha achado este e-book valioso para a construção de sua estratégia e tática de vendas. Agora que você tem todos os insights, qual o próximo passo?

FONTE: Este material foi produzido da tradução do e-book ChatGPT for lead Generation – da @Salesflow

@Salesflow é uma ferramenta da engajamento de vendas e prospecção via LinkedIn que a @Salespunch tem parceria oferecendo condições diferenciadas para a contratação da plataforma além do suporte e assessoria para montagem da sua estratégia de prospecção e vendas através do #Linkedin

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