A Sharpspring, que neste mês passou a se chamar de “Lead Gen & CRM”, é uma das plataformas mais completas de automação e gestão de marketing e vendas que existe hoje no mercado mundial e vou explicar por que acredito nisso.
Apesar de ser uma plataforma norte-americana, a Sharpspring está no Brasil desde 2015 e tem uma base comercial e de suporte local, o que facilita muito a interação com eles. Atualmente estão presentes em 26 países e contam com mais de 2.000 agências parceiras ao redor do mundo. A poucos anos atrás foi adquirida pela Constant Contact, uma das maiores plataformas de automação de marketing do mundo e em 27 de janeiro de 2023 fomos comunicados que a plataforma Sharpspring passou a se chamar então “Lead Gen & CRM”.
Conheci a Sharpspring (Lead Gen & CRM) antes mesmo da Salespunch existir. Foi no mesmo ano de sua chegada ao Brasil, em uma Digitalks que aconteceu em São Paulo. E, segundo o Country Partner Manager da Sharpspring, Eduardo Correa, fui o responsável pela venda da primeira licença na cidade para uma empresa na cidade de Curitiba.
Quando eu e meu sócio, Alexandre Werner, fundamos a Salespunch a ferramenta foi automaticamente inserida em nosso portfólio de ferramentas para automação de marketing e gestão de funil de vendas. Pois, ela é a parceira ideal para implementarmos e operarmos com sucesso a metodologia da Máquina de Vendas da Salespunch, tornando o processo de vendas escalável, automatizado e inteligente.
Desde então a Sharpspring (Lead Gen & CRM) evoluiu muito, todos anos são inúmeros lançamentos de novos recursos e módulos, e o melhor, eles não cobram taxas extras pelos novos recursos lançados.
Em 2021 a Sharpspring (Lead Gen & CRM) foi adquirida pelo grupo Constant Contact e se consolidou como uma das plataformas mais bem avaliadas do mercado norte-americano e brasileiro.
A Salespunch possui o status de “Agência Dragão” da Sharpspring. Esse selo comprova nossa expertise na utilização dos recursos mais avançados e complexos da ferramenta. Afinal, todos sabemos que a maior parte das empresas que contratam um software, acabam não utilizando nem 50% dos seus recursos totais. Isso se torna ruim para o negócio, pois é um investimento mal aproveitado.
Tá! Mas o que a Sharpspring (Lead Gen & CRM) tem de tão especial?
A primeira grande vantagem é ter, em uma só plataforma, todos os processos para automação de marketing e gestão da base de prospects, leads e clientes integrados aos processos de desenvolvimento e gestão do(s) seu(s) funil(is) de venda. E tudo funciona, harmonicamente, sem a necessidade de integração com ferramentas e webhooks externos.
Todos os recursos em um só lugar
Relatórios
A ferramenta tem tantos recursos que não vão caber neste artigo. Mas fique a vontade para agendar uma demonstração sem compromisso com a gente.
Vou começar pela quantidade de relatórios e análises que podem ser feitas, desde modelos prontos pré-definidos no sistema até relatórios e Dashboards que você mesmo pode construir e até publicar na web.
- Mensuração de campanhas online e offline;
- ROI de todos os canais;
- CRM nativo com taxa de conversão por vendedores, produtos, canais e mais.
Automação de marketing e DE vendas
O sistema permite automatizar diversos processos, tanto de marketing, como réguas de relacionamento, lead score e e-mails de resposta automática quanto de vendas, como a criação automática de oportunidades, o agendamento e lembrete de atividades para os vendedores, entre vários outros.
- Templates prontos;
- Construtor de e-mail drag and drop;
- Conteúdo dinâmico;
- Conteúdo responsivo;
- E-mails com teste A/B;
- Funil de páginas.
CRM Nativo
Esse é um grande diferencial para quem gerencia o funil de marketing e o de vendas de forma bem integrada, como uma verdadeira Máquina de Vendas. Ele permite a visão no formato Kanban ou em lista, você pode criar quantos funis de venda forem necessários, permite o filtro por vendedor, por produto, por data e muitos outros. Além disso, recentemente, eles lançaram um gerenciador de oportunidades que facilita demais o nosso trabalho.
Tudo é customizável e parametrizável, então você pode gerenciar os frameworks de qualificação e venda mais usados no mercado, tais como BANT, GPCT e SPIN ou criar os seus próprios e parametrizá-los na SharpSpring.
- CRM ilimitado;
- Criação de oportunidades automáticas;
- Rastreamento do lead;
- Prospecção ativa;
- Processo de qualificação;
- Pipeline customizada;
- Automação de vendas.
Gerenciador de tarefas e oportunidades
Os gestores comerciais conseguem ter uma visão macro por vendedor da performance do seu time, possibilitando identificar, analisar e tomar medidas para remediar eventuais gaps no processo tanto de marketing quanto de vendas.
- Tarefas de ligação, e-mail e reuniões;
- Atividade do lead;
- Templates de e-mail para prospecção;
- Agenda integrada com o CRM.
Visão de toda a vida do Lead e sua pontuação (Lead Score)
Cada interação do Lead, consumo de conteúdos e mídias, alteração de status, troca de e-mails, proprietários e mais ficam registrados na linha do tempo do lead.
- Lead Score;
- Lead tracking;
- Interações com e-mails, formulários e mídias;
- Qualificação de leads;
- Automações a partir de interações.
Chatbot Nativo
Esse é meu queridinho! Como converte!
Com o chatbot você pode criar árvores com perguntas e respostas pré-definidas que fazem o usuário (lead, cliente ou prospect) seguir um fluxo. Antes de iniciar a navegação, o sistema capta os dados do usuário por um formulário dentro do chatbot, gerando um cadastro no sistema. Além disso, permite a inclusão de links durante a navegação, o que pode ser utilizado para direcionar o usuário para uma página de destino específica, como por exemplo, uma página de conteúdo, um artigo de blog ou até mesmo um número de WhatsApp Business para contato com um atendente.
Ah! E se você tiver muitos atendimentos, ainda pode integrar com a ZENVIA, uma plataforma Omnichannel de atendimento, atração e conversão de vendas. Mas isso é assunto para outro artigo.
O Chatbot ainda permite você automatizar processos como distribuir o leads, vincular a campanhas, abrir tarefas para time de vendas ou oportunidades em determinado funil de vendas e muito mais. (ufa!)
- Integração com Slack;
- Integração nativa com CRM;
- Notificação;
- Automação a partir da interação.
E tem muito mais…. Eu ainda te poupei de falar do módulo de agendamento de reuniões com integração nativa com Google Agenda e Office 365. Creio que consegui deixar claro o porquê eu acho a Sharpspring (Lead gen & CRM) uma das plataformas de marketing e vendas mais completas.
Isso tudo deve custar uma fortuna!
Vou te dizer que entre as plataformas internacionais ou um conjunto de plataformas que tenham todos esses recursos em uma única ferramenta, a Sharpspring (Lead Gen & CRM) é bem competitiva ficando por várias vezes mais em conta que a concorrência.
Como implementar tudo isso
Com a metodologia Máquina de Vendas da Salespunch.
Uma boa ferramenta sem uma boa estratégia não vai gerar o crescimento que você deseja. Por isso a Salespunch desenvolveu uma metodologia avançada que implementa processos e integra estratégias de marketing e vendas, promovendo a sintonia entre os departamentos de marketing e o time comercial.
A implementação é feita por meio de uma consultoria onde usamos técnicas de design thinking e co-criação. O objetivo é reunir todos os agentes da empresa para que eles sejam os protagonistas da transformação digital que propomos.