Tendências de marketing para 2025

2025 já está batendo na porta, e para esse próximo ano ser um sucesso, é essencial que as empresas estejam atentas às mudanças nessa área tão importante que é o marketing. Confira abaixo quais são as principais tendências de marketing para 2025, segundo a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e o DMI (Instituto de Marketing Digital):

 

Automação de marketing + I.A

A automação de marketing está se tornando cada vez mais essencial. Combinada com a Inteligência Artificial (I.A), ela permitirá criar campanhas personalizadas em grande escala. Ferramentas como HubSpot, estão utilizando essas tecnologias para ajustar as campanhas com base no comportamento do consumidor.

Dica extra: Invista em plataformas de automação que integrem IA para otimizar seus fluxos de trabalho e criar uma experiência mais relevante e personalizada para seus clientes.

Marketing de conteúdo

A criação de conteúdo valioso e envolvente será essencial, com a qualidade superando a quantidade. Por isso, foque em produzir conteúdos que realmente agreguem valor ao seu público. Conteúdos com formatos longos, como artigos e e-books, além de formatos visuais como vídeos e infográficos, serão mais importantes nesse ano.

Dica extra: Realize pesquisas para entender as necessidades do seu público e crie conteúdos que ofereçam soluções práticas. Diversifique os formatos, incluindo vídeos, podcasts e webinars, para aumentar o alcance e engajamento.

SEO focado na experiência do usuário

O SEO está em constante evolução, e a experiência do usuário (UX) será um fator decisivo para o ranking nos motores de busca em 2025. O Google prioriza sites que têm uma navegação fluida, carregamento rápido e conteúdo de qualidade, tudo para garantir uma boa experiência ao usuário, e a I.A vai melhorar ainda mais isso.

Dica extra: Use ferramentas como Google Analytics para monitorar e ajustar o desempenho do seu site, garantindo que seja mobile-friendly.

I.A e Big Data

A coleta e análise de grandes volumes de dados permitirá analisar dados em tempo real e criar campanhas hiper personalizadas, conectando sua empresa de maneira mais eficaz com o público. A IA também ajudará a prever tendências, comportamentos do consumidor e até mesmo a criar conteúdo.

Dica extra: Invista em tecnologias de IA e big data, como Google Analytics 4, para entender melhor seu público e ajustar suas estratégias rapidamente.

Marketing de influência

O ano dos micro e nano influenciadores está chegando, e com ele, coerência e confiabilidade serão as palavras da vez. Micro e nano influenciadores, com seguidores altamente engajados, são a chave para criar conexões mais fortes e genuínas com o público.

Dica extra: Escolha influenciadores alinhados aos valores da sua marca e foque em parcerias duradouras, ao invés de campanhas pontuais.

Social Commerce

As redes sociais estão investindo em recursos que permitem aos usuários comprar produtos diretamente nas plataformas. Por isso, é essencial integrar o e-commerce às redes sociais, aproveitando essas funcionalidades.

Dica extra: Utilize ferramentas como o Instagram Shopping e o Facebook Shops para isso, facilitando a compra diretamente nessas redes sociais.

Omnichannel

As fronteiras entre o mundo físico e o virtual vão se dissipar cada vez mais, e as marcas que conseguirem integrar essas experiências, oferecendo um atendimento bom e consistente, terão uma vantagem competitiva na hora de fidelizar clientes.

Dica extra: Tenha sua marca em todos os lugares possíveis, pois a experiência de comprar com você tem que estar distribuída, seja em loja física, site, redes sociais ou aplicativos. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado, desejado e muito menos comprado.

Vamos colocar essas tendências em prática?

As marcas que adotarem essas tendências e se adaptarem rapidamente estarão mais preparadas para gerar conexão com seus clientes e se destacar dos concorrentes.

Nossa equipe está pronta para ajudar você a aplicar essas tendências da melhor forma no seu negócio. Clique no botão abaixo e fale com a gente!

Compartilhe